"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

domingo, 1 de outubro de 2017

Simpósio Franciscano sobre Perdão e Paz

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, a Família Franciscana do Brasil, seção RS, promovem nos dias 5 e 6 de outubro, o Simpósio Franciscano sobre Perdão e Paz.  Celebrando os 800 anos do Perdão de Assis.
Com o objetivo é refletir sobre a realidade da violência que se alastra no conjunto da sociedade atual e a experiência franciscana do perdão e da paz. Serão palestrantes: Dr. Afonso Konzen e Frei Luiz Carlos Susin. Haverá também a participação de representantes de movimentos e iniciativas que trabalham em favor da superação da violência.
Perdão de Assis
Segundo o testemunho de Bartolomeu de Pisa, a origem da Indulgência da Porciúncula se deu assim: em uma noite, do ano 1216, Francisco estava compenetrado na oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula, perto de Assis, quando, repentinamente, a igrejinha ficou repleta de uma vivíssima luz e Francisco viu sobre o altar o Cristo e à sua Nossa Senhora, rodeados de anjos. Francisco,  pede: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.
O Senhor lhe disse: “Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)”.
E, Francisco se apresentou ao Pontífice Honório III que, naqueles dias encontrava-se em Perusia e narrou a visão que teve. O Papa o escutou e deu a sua aprovação e disse: “Por quanto anos queres esta indulgência”? Francisco, destacadamente respondeu-lhe: “Pai santo, não peço por anos, mas por almas”.
Informações
O evento é aberto à Família Franciscana e à comunidade e simpatizantes. Não é necessária inscrição prévia. As atividades iniciam as 8h e tem o encerramento previsto para as 17h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 32174567 ou estef@estef.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário