"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Um ano de Secretariado Regional da JUFRA do RS


Comemorar este primeiro ano de Secretariado Regional da JUFRA do RS representa um ano cheio de desafios. Como todo início, é preciso compreender o que é ser do Regional e, o que é um Regional. É a primeira tentativa de se encontrar dentro do mundo da JUFRA, e interagir com as outras fraternidades, buscando enxergar os problemas dos irmãos, dos lugares e das diversas realidades que as fraternidades do RS estão inseridas. É perceber que cada local tem o seu problema, tem as suas dificuldades e que fazendo parte do Regional, não são apenas os problemas da fraternidade que participo, mas tudo faz parte de mim e de minha caminhada.
Em ano de Congresso Nacional e encontros, cada irmão que conheci nesse primeiro ano muito contribui para minha pessoa, para minha formação de jufrista.
Destaco também as tentativas para entender e buscar compreender um sentido para o que se está fazendo. Não basta sair em missão em busca dos jovens, é preciso seguir com as contribuições que o Secretariado Regional anterior estava realizando.
Não somos um ou dois secretários, mas um grupo de irmãos que estão nesse processo.
Percebemos que um dos desafios é de conciliar a loucura do nosso dia a dia, a nossa rotina de compromissos com os do Regional. Não é fácil todos estarem disponíveis ao mesmo tempo.
Algo precioso que enriquece a JUFRA é o movimento de apoio da Família Franciscana, é uma experiência muito bonita não só para a JUFRA do RS, mas para a caminhada como jovem na igreja, na sociedade, e temos muito o que crescer.
 
Amanda Rocha, Secretaria de Formação do Regional do RS
Na secretaria de formação as principais conquistas até o momento foram a FBJ, a eleição na fraternidade utopia, a oficialização da JUFRA de Horizontina e o início dos encontros de formação em Lajeado. Ainda nesse semestre começamos a entrar em contato com um grupo em Garibaldi que tem interesse em começar as formações. Além disso, foram escritos três textos para o blog de Formação e a participação no Caderno de Formação com um texto sobre democracia e voto popular.
O contato com outros secretários de formação é frequente, tanto com formadores do mundo todo quanto as formadoras locais do RS. Mas acredito que o mais importante nesse primeiro ano de secretariado é a importância em espalhar o ideal francisclariano em todas as fraternidades e expandir em mais cidades. Frequentemente se acompanha a fraternidade utopia, e diversos temas foram abordados, como a vida de Francisco e Clara, a Família Franciscana, temáticas atuais como afetividade e sexualidade, e a abordagem de questões próprias da fraternidade.
Só tenho a agradecer pela oportunidade que me foi dada e dizer que procurarei dar meu máximo!
 
Vale lembrar…
Congresso Regional da Juventude Franciscana do Rio Grande do Sul
Nos dias 23 e 24 de outubro de 2015 se realizou o Congresso Regional da JUFRA, contando com a participação das fraternidades: Utopia (Santa Maria), Santo Antônio (Porto Alegre), e São Damião (Porto Alegre) no Convento São Lourenço – OFMCap. em Porto Alegre.
O Congresso iniciou com a missa presidida por frei Inácio Dellazari (Ministro Provincial – OFM/RS), juntamente com representantes da Família Franciscana do Rio Grande do Sul. O ministro destacou a importância do carisma franciscano no meio juvenil, assim como o revigoramento dos novos secretários, animador e assistente.
Em seguida, o vice-ministro da Ordem Franciscana Secular do Rio Grande do Sul, André Luís Lopes iniciou o momento de espiritualidade com o tema do congresso JUFRA: Vai e Reconstrói a Tua Casa! e com o lema: “De cada riso e dor, de cada espinho e flor, construo a casa do meu Senhor”. O vice-ministro trouxe presente o momento em que Francisco expirou “Senhor, que queres que eu faça?” sendo o marco de uma decisão na vida de Francisco para seu programa de vida de conversão e transformação, sendo lançada a reflexão “Como está a Casa do Senhor? Como estamos cuidando dela: está limpa? Estamos acolhendo o irmão dentro de nós? Encerrando o momento de reflexão, André partilhou através de um incentivo à toda a fraternidade: continuemos fazendo o que sempre fizemos: reconstruir a Casa do Senhor, a Casa Comum, a minha casa.
Por ser um Congresso Eletivo os secretários regionais apresentaram as atividades realizadas no triênio 2012-2015, assim como o Animador Fraterno e o Assistente Espiritual do Regional tiveram a palavra, em seguida os mesmos foram desligados de suas funções, sendo direcionados para um momento de convivência entre as Fraternidades.
No Dia do Senhor, 24 de outubro, (domingo) a programação iniciou com a eleição para o triênio 2015-2018 do Secretário, Vice-Secretário e Secretário de Formação, sendo eleitos: Secretaria Regional, Katherine Esper (Fraternidade São Damião); Vice-Secretario, Luiz Valério (Fraternidade Utopia), e Secretária de Formação, Amanda Rocha (Fraternidade Utopia). Após, foram sugeridos Animador e Assistente Espiritual, por fim foram votados os representantes das finanças para o triênio.
Marcando o fim do Congresso, os presentes participaram na Paróquia Santo Antônio comungando do corpo de Cristo.

Secretariado Regional da JUFRA do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário