"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Simpósio de Teologia – Presença Franciscana no Rio Grande do Sul


       
     Nos dias 26, 27 e 28 de setembro realizou-se, na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade franciscana (ESTEF), o Simpósio de Teologia sobre a presença franciscana no RS, com o lema: Memória, Identidade e Missão. Celebra-se em 2016: 120 anos dos OFMcap no RS, 100 anos da OFM no RS, 50 anos da CFFB-RS e 30 anos da ESTEF. Estas instituições organizaram o simpósio. Cerca de 120 pessoas marcaram presença, e centenas de pessoas acompanharam o evento pela Internet.
            Na manhã do primeiro dia do simpósio fez-se memória do Franciscanismo no RS, dinamizado por Frei Vanildo Zugno, OFMcap. A tarde foi dedicada à apresentação, em forma de painel, da presença e atuação dos Frades Franciscanos, Freis Capuchinhos,   Congregações Franciscanas e da OFS no RS.
            Já no dia 27 de setembro, pela manhã, Frei Nestor Schwerz, OFM, e Irmã Mônica Azevedo, FPCC, refletiram sobre “Traços da Identidade Franciscana e Clariana e suas expressões ontem e hoje”. No turno da tarde os temas do Simpósio foram: “Identidade franciscana e os novos paradigmas de relação e cultura” e “O que a sociedade gaúcha espera dos franciscanos e franciscanas”, contando com a assessoria de Frei Volnei Berkenbrock, OFM, e André Lopes da Silva, OFS, respectivamente.
            “Missão: desafios e perspectivas” foi o tema refletido por Dom Jaime Spengler, OFM, Arcebispo de Porto Alegre, no último dia do evento. Após a reflexão, celebramos juntos a Palavra e a Eucaristia, fazendo memória também da presença franciscana no RS. A celebração foi presidida por Dom Jaime. Após, tivemos um almoço de confraternização.
            Os conteúdos do Simpósio serão disponibilizados de forma eletrônica e gradualmente  publicados  mediante os cadernos da ESTEF.
      
      Gratidão a Deus pela oportunidade dos Irmãos e Irmãs se encontrar, refletir, partilhar e celebrar a beleza do Carisma Franciscano, percebendo a alegria do Evangelho que continua a ser vigoroso e profético.
Frei Cláudio André Lottermann, OFM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário