"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB/RS – inicia celebração dos 50 anos de existência.


A Conferência da Família Franciscana do Brasil, do Rio Grande do Sul, sente-se agraciada e desejosa de retribuir ao Senhor todos os bens, como  nos emsina São Francisco de Assis.

MEMÓRIA, IDENTIDADE E MISSÃO,  é o lema do simpósio de teologia franciscana que nos envolve. Ao falarmos de “memória”, percebemos a beleza de que fizemos. É um passado próximo, dando frutos e possibilitando que o celebremos no presente momento.

Neste simpósio, estamos dando abertura ao tríduo celebrativo dos 50 anos do nosso Regional.

O Regional – Rio Grande do Sul – ao longo desses 50 anos, nunca teve suas atividades interrompidas.

Ao debruçar-nos sobre arquivos que registram a história, com suas luzes e sombras, percebemos o dinamismo, o vigor franciscano de organizar, na simplicidade das pequenas e audazes iniciativas.

É por isso que encontramos, desde o início, nomes de pessoas que ofereceram muito de seus talentos, de seu tempo, de sua  doação, através do trabalho em equipes de reflexão e organização de encontros  que foram reunindo, a  Família Franciscana, com o desejo de manter viva a chama do ideal franciscano.

Ao longo da caminhada aconteceram e continuam acontecendo momentos formativos e celebrativos que nos enriqueceram e enriquece mutuamente. Dentre estes, salientamos cursos de Formação Franciscana, Congressos, Retiros e Celebrações.

Elenco os diversos Serviços que são ativos em nosso Regional: Animação Vocacional, Equipe de Educação, NOVIFRAN, JUNIFRAN, e SINFRAJUPE. A dinamicidade desses Serviços corrobora para que o Carisma Franciscano, continue sendo vigoroso e expressivo   em nossas terras gaúchas.

Reconhecemos a beleza da presença das três Ordens franciscanas em nosso Estado e todo o seu envolvimento nas mais diversas ações de transformação.

Agradecemos a Deus, fonte de todos os bens e agradecemos a dedicação e o testemunho de cada franciscano/a, das várias Ordens, Congregações, OFS e JUFRA.

Com Fé e Coragem, nos encaminhamos para os próximos 50 anos. Com humildade, mística e profecia desejamos que o Carisma Franciscano continue a enriquecer o mundo, nossas terras gaúchas. Ser presença de paz e bem entre as pessoas, especialmente junto aos mais pobres, em comunhão e comprometidos/as com o cuidado de nossa Casa Comum. Que o Senhor nos abençoe. Paz e Bem!

 

                                                                                  Ir.Lourdes Mantovani – CIFA p/ CFFB-RS

Um comentário:

  1. Bonito, Fr Eduardo!
    Bom dar visibilidade ao que celebramos juntos!
    O Carisma Franciscano, Alegria do Evangelho, continue a nos encantar e fortalacer no seguimento de Jesus e dedicação ao seu Reino!

    ResponderExcluir