"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

quarta-feira, 30 de março de 2016

FAMÍLIA FRANCISCANA/RS PARTICIPA DE AÇÃO EM DEFESA DA ÁGUA

          O Ato em Defesa do Arroio Taquara aconteceu dia 22 de março – Dia Mundial da Água – nas nascentes do arroio no Bairro Lomba do Pinheiro, Zona Leste de Porto Alegre com início às 9h da manhã com um Ato Inter Religioso. Tal atividade estava dentro das ações da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 que tem como tema Casa Comum, Nossa responsabilidade, e como lema Quero ver o Direito brotar como fonte e correr a Justiça qual riacho que não seca Am 5,24. O ato foi uma forma franciscana e excelente de fazer acontecer parte das Prioridades da CFFB-RS.
 
Participara do Ato Inter Religioso representante da CNBB/Sul III, Família Franciscana/RS, Conic, Mães de Santo, Representante de Religião Oriental, Pastores Pentecostais, dentre outras representações. Também usaram da Palavra Lideranças Locais e autoridades do Município de Porto Alegre.
          A chuvinha intermitente, que fazia jus ao Dia Mundial da Água não tirou o ânimo das mais de cem pessoas que participavam da Ação, com destaques para as muitas crianças, adolescentes e jovens que eram acompanhados por seus professores, carregando faixas, pirulitos e cartazes com dizeres referentes ao cuidado com a Água, que levados durante a Caminhada por um quarteirão do bairro, retornando ao ponto de saída, onde foi feito o encerramento da Atividade com um abraço simbólico às nascentes do Arroio Taquara.
            Foram distribuídas aos participantes sacolas de plástico para fazer a coleta de lixo que fosse encontrada na rua, o que para a surpresa de muitos, rendeu um considerável volume, que foi entregue ao Caminhão de Coleta de Lixo da Prefeitura.       
            As entidades protagonistas da Ação foram: Coletivo de Apoio à Horta Comunitária, Paróquia Rede de Comunidades Santa Clara e Conselho Popular da Lomba, tendo em seguida a adesão das Escolas do Bairro, dos Postos de Saúde, bem como de todas as Secretarias do Município envolvidas no Comitê de Bacia do Arroio.
                Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água, que é muito útil e humilde  e preciosa e casta (Cântico do Irmão Sol, 7). A água é VIDA! Louvado seja o  Senhor  pelas pessoas que se empenham pelo cuidado de nossa casa Comum!
Porto Alegre, 24 de março de 2016.
Frei João Osmar – OFM
Ir. Lourdes Mantovani – CIFA, p/ CFFB-RS
Paróquia Rede de Comunidades Santa Clara






 

 

Um comentário:

  1. Caríssimos irmãos gostaria de saber sobre este retiro de de 01 a 07 de maio,onde fica isso ,se pode participar pessoas de fora,eu sou uma religiosa franciscana,e moro em Rondonia.gostaria de saber melhores detales

    ResponderExcluir