"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DA NOVENA DE SÃO FRANCISCO


Tema: Vida Religiosa Consagrada: Evangelho – Profecia e Esperança                                                    CFFB/RS-    MOSTEIRO SÃO DAMIÃO – 20/09/15

A  Conferência da Família Franciscana do Brasil/RS,  sentiu-se alegre ao celebrar a Missa de abertura da Novena de São Francisco de Assis, em sua paróquia. Foi celebrado, com particular gratidão, convocados pelo Papa Francisco,  o ano e tema da Vida Religiosa Consagrada (VRC) – Evangelho, Profecia e Esperança.

Fomos até o mosteiro de São Damião, por ser este um lugar especial de contemplação. Nossas Famílias Franciscanas, inspiram-se na forma de vida  do santo Evangelho. 

 

Na carta de convocação do Ano da VRC,  Papa Francisco nos popôs três objetivos: “olhar com gratidão o passado, viver com paixão o presente, abraçar o futuro com esperança”.

A celebração foi momento de louvar  e bendizer  ao nosso Deus Trindade por tantos testemunhas  de  vida franciscana que nos faz olhar o passado com  gratidão; pelos  que se engajam e vivem com  paixão sua doação no presente  e pela esperança que nutre a caminhada da VRC, franciscana projetando-se para o futuro.

A Palavra de Deus da Liturgia do domingo, 20/09  iluminou a celebração.

                    

Na homilia Frei João Carlos Karling -  OFM destacou aspectos importantes da temática do Ano da VRC, convidando e exortando a todos a vivermos a mensagem tão ricamente proclamada por papa Francisco.

 

Durante a celebração foram rezados elementos importantes do  do Ano da VRC aos quais  Papa Francisco nos exorta:

 

- Não termos  medo de mostrar a alegria de ter correspondido à chamada do Senhor. Suplicar a graça de sermos uma Igreja em saída, ao encontro dos irmãos mais necessitados.  

 Sermos servidores da comunhão e da cultura do encontro. Possamos ser fraternidades menores e construtores da paz.

- A contemplação abre para a atitude profética. Orar por nossas Irmãs Clarissas e por todos os consagrados/as. Aprendamos a contemplar a presença de Deus em nossa  vida e missão.

-  Os religiosos/as são profetas.  Aqueles que escolheram seguir Jesus na obediência, pobreza, castidade e na vida de comunidade. Sejamos profetas em nosso tempo, que anunciam e denunciam, com o testemunho e oportunamente com  a palavra.

- Papa Francisco nos aponta o caminho da atração, do contágio  como animação vocacional. Suplicar por mais vocações sacerdotais, religiosas  matrimoniais e leigas.

 

Fortalecidos pela Eucaristia sentimo-nos provocados a sermos pão partilhado para os irmãos, como nos exorta  Papa Francisco: Sois um fermento que pode produzir um pão bom para muitos, aquele pão do qual se tem tanta fome: a escuta das necessidades, dos desejos, da esperança.   

São Francisco de Assis, que nos deixou como regra de vida a vivência do Evangelho, interceda por nós, Família franciscana do RS e possamos ser continuadores e dispensadores de sua missão e bênção:  O Senhor te dê a Paz!

 

Ir. Lourdes Mantovani - CIFA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário