"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Celebração Inter-Religiosa













No dia 30 de setembro, sexto dia da Novena em preparação à festa de São Francisco, na Igreja São Frâncico de Assis, Porto Alegre,  houve  Celebração Inter Religiosa,   com o tema: Com diálogo e respeito às diferenças  construiremos a Paz.  A celebração reuniu  significativo número de representantes de diferentes credos, e  bom  número de fiéis, das diversas  crenças,  constituindo-se em sinal visível de construção conjunta da paz.

Previamente preparada, em adequado  espaço sagrado  para a temática,  destacavam-se papeletas com a palavra PAZ nos mais  diversos  idiomas, que proclamavam  a beleza  e o anseio de Paz.

O pároco Fr.  Orestes, A. Serra -  OFM,  foi conduzindo a celebração, enquanto cada  convidado representante da respectiva  Instituição fazia sua fala,  destacando aspectos de sua fé, princípios, estratégias,  mensagem orante,  no caminho de construção da PAZ.

São Francisco de Assis, o mensageiro da PAZ, foi lembrado como a pessoa que vive e transmite a paz, implora a paz de Deus “Que o Senhor te dê a paz” (cf Num 6,26), e envia seus seguidores a serem o mesmo.

Os elementos que mais emergiram foram: a fé na sua divindade, ligada ao compromisso com o irmão;  o amor a Deus,  a paz como compromisso artesanal, compromisso feito de gestos pequenos,  fortalecimento do diálogo, da escuta,     do respeito pelo diferente;  respeito pelo ser humano; a busca de elementos que unem; a soma das diferenças;  o empenho na superação  dos obstáculos que destroem a paz e ameaçam  a segurança humana. 

A paz não pode acontecer sem a justiça, sem a justa distribuição de bens que possibilitem condições de vida digna para todos.

A certeza de que a paz é dom de Deus e tarefa humana. A   importância de sermos pessoas de paz, que promovem a paz consigo mesmos, com os outros e com todas as criaturas.

O Papa Francisco foi citado como pessoa especial, como  líder religioso comprometido com a paz do mundo.  Profeta de nosso tempo, por suas  iniciativas, pelas buscas de diálogo, de mediações, de viagens, de  aproximações entre os contrários. Com profundo  respeito  pelo diferente e com sábia  criatividade ele consegue superar  barreiras e gerar iniciativas através de  gestos  concretos de paz. 

Deus seja louvado, pela oportunidade de nos encontrar e orar no espírito de São Francisco de Assis. Que estas iniciativas nos ajudem no  crescimento  da unidade como pessoas que acreditam que um  mundo novo é possível.   Que todos possamos ser pessoas de bem, conduzidas pelos princípios básicos de sua religião, animados pela fé no Deus que está presente em tudo e em todos.

Ir. Lourdes Mantovani – CIFA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário