"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

quinta-feira, 3 de março de 2011

Família Franciscana do Brasil
SEDE NACIONAL CNPJ nº 31.166.622/0001-18
SCLRN 709, CONJUNTO B – ENTRADA 11
CEP 70.740-971 Brasília – DF Tel. (61) 3349-0157
E-mail ffranciscana@terra.com.br Site: http://www.ffb.org.br/


Brasília 25 de fevereiro de 2011





DE: Irmã Petronila de Sousa Soares
PARA: Todos os Irmãos e Irmãs da FFB.
ASSUNTO: Celebração de abertura do Ano Clariano.
Dia 17 de abril/ 2011 - Domingo de Ramos

Prezados/as Irmãos e Irmãs
Paz e Bem!




Como resultado do nosso envolvimento com a implementação da programação do Ano Clariano, quero iniciar esta correspondência usando as palavras de Santa Clara de Assis: Quem vai me dizer, então, para não exultar com tão admiráveis alegrias (3ª In.v.9 ). É isso mesmo, muito me alegra ver a empolgação e colaboração de nossos Irmãos e Irmãs na preparação das atividades objetivando revigorar nossa espiritualidade francisclariana.
Estamos encaminhando um roteiro para a celebração de abertura do Ano Clariano que acontecerá no domingo de Ramos, dia 17 de abril, e esperamos o envolvimento de toda a Família Franciscana para fazer dessa celebração o “ponto de partida” desse tempo que antecede ao Jubileu dos 800 anos.
Em 2010, no encontro dos Coordenadores dos Regionais, iniciamos a programação e assim ficou definido sobre o Ano Clariano:
* Tema: Santa Clara de Assis e de hoje: caminho de unidade.
* Lema: Vida vivida em função do amor.
* Abertura: Domingo de Ramos, considerando a simbologia do Ramo na vocação de Santa Clara e quero repetir esse gesto, especialmente, se tiver algum/a vocacionado/a na celebração.
Pedimos que cada Irmão e cada Irmã, onde quer que esteja na imensidão desse país, que se envolva nessa celebração objetivando revitalizar nossa vocação tendo Santa Clara como modelo de discípula fiel do Jesus Cristo. E onde for possível que seja celebrado nos Mosteiros.
Em Brasília, onde se encontra a sede nacional da FFB, a celebração será na paróquia de Santa Clara e São Francisco, porque não foi possível no mosteiro das Irmãs Clarissas, mas o importante é o sentido de unidade que essa celebração nos traz e assim todos se sintam representados e em sintonia conosco.
O roteiro da celebração pode ser adaptado a realidades regionais, bem como os cânticos que foram inseridos podem ser substituídos por outros mais conhecidos na comunidade local.
Ao Frei Faustino Paludo, a Comissão do Ano Clariano, ao Conselho Diretor e ao pessoal que trabalha no escritório sede, os meus agradecimentos pela colaboração até o presente momento.
Fraternalmente,
_______________________________


Irmã Maria Petronila de Sousa Soares,smic
Presidente Nacional da FFB

Nenhum comentário:

Postar um comentário