"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Reunião em Preparação ao JUNIFRAN

Aconteceu no dia 16 de outubro, no Convento são Lourenço de Brindises em Porto Alegre, onde está atualmente a sede da Familia Franciscana do Rio Grande do Sul, a Reunião em preparação aos encontros de JUNIFRAN. A reunião contou com a presença de Irmã Rosália Senhem coordenadora do Regional da FFBrs, Frei Gláucio Zucco OFMCap, Frei Rafael Schossler OFM, Frei Elcio Bartsch OFM, Irmã Carla Ferreira da Silva, FPCC e Ir. Ana Maria Konzen, FPCC. Na reunião chegou-se as seguintes conclusões em relação ao JUNIFRAN:


a) Definição do objetivo: Inicialmente reviu-se o objetivo. Um esboço do mesmo já havia sido elaborado na reunião anterior. Após algumas considerações, o objetivo foi redigido da seguinte maneira: “Proporcionar aos jovens formandos/as franciscanos/as de profissão temporária a partilha de vida e carisma para fortalecer a integração, a troca de experiência, o fortalecimento da espiritualidade franciscana, através de momentos de estudo/formação, lazer, convivência fraterna, partilha de sonhos, ideais e valores franciscanos pessoais e de cada Congregação.”

b) Definição da data do encontro para 2011: Considerando que a Conferência dos Religiosos do Brasil, regional Rio Grande do Sul modificou a estrutura dos encontros do JUNINTER viu-se que o encontro dos junioristas franciscanos em 2011 deverá ocorrer no mês de agosto. Preferencialmente deseja-se que o mesmo aconteça nos dias 05 a 07 de agosto no Convento Monte Alverne em São Leopoldo. Porém, se nesta data não houver vaga poderá ainda ser nos dias 26 a 28 de agosto no mesmo local.

c) Tópicos do encontro de 2011: Foi frisado que neste encontro deve-se fazer memória da caminhada da reorganização e reestruturação do JUNIFRAN; Ver estratégias para que todas as Congregações que possuem junioristas participem do mesmo; Dirigir uma carta/convite a todas as Congregações, informando a data, o local, a pauta do encontro e o valor da diária.

d) Equipe de coordenação: O encontro será coordenado por junioristas tendo sido designado para o próximo, Irmã Carla Ferreira da Silva, Frei Rafael Schossler OFM e Frei Elcio Bartsch OFM. Estes ficaram encarregados da organização de cada dia e de elaborar a carta/convite. Para haver uma maior participação poderão convidar outros junioristas na execução das tarefas. Ainda, para os encontros anuais do JUNIFRAN sempre se fará presente alguém da equipe de coordenação da Família Franciscana do Brasil, regional Rio Grande do Sul.

e) Definição do Tema: Novamente retomaram-se as sugestões enviadas que poderá ser o tema base para a reflexão do encontro de agosto de 2011. Pensou-se que para incluir todas as sugestões deveria ser assim elaborado: “A pedagogia de Clara e a Questão de Gênero tendo como fonte as cartas de Clara à Inês de Praga”. E equipe de coordenação dos junioristas abordará novamente essa questão e informará se houver alguma mudança. A assessora para desenvolver este tema será Irmã Mônica de Azevedo, FPCC, que já confirmou a sua presença.

f) Próxima reunião dos juniristas representantes, mestres e coordenação da FFB: Ficou marcado para o dia vinte e um de maio de dois mil e onze, às 14h na sede da FFB a próxima reunião dos junioristas representantes, equipe de coordenação dos junioristas, mestres e coordenação da FFB/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário